terça-feira, 28 de junho de 2011

Redes sociais foram principais veículos de divulgação da JMJ 2011

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)


Uma das páginas da JMJ 2011 no Facebook
As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.
Faltando menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, o Vaticano realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, para divulgar os últimos dados e detalhes sobre a programação deste que é o maior evento da Igreja Católica.

Atualmente estão inscritos formalmente cerca de 400 mil jovens, mas o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, acredita que este ainda não é o número final, “levando em conta que os jovens normalmente se inscrevem na última hora”. “Jamais tivemos um número assim neste período”, destaca o cardeal.

A voluntária mexicana Elsa Vázquez Maggio, que trabalha na coordenação desta JMJ, conta que centenas de jovens em todo mundo ajudam de maneira desinteressada na divulgação do evento. As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.

“Muitos colocaram suas capacidades profissionais à disposição para a JMJ em vários setores: cultural, marketing, comunicação, gestão administrativa, etc”, explica a voluntária.

Diversas pessoas, destaca Elsa, depois de seu tradicional dia de de trabalho, iniciaram uma jornada de trabalho pela JMJ - contribuindo com a sua parte, mesmo que pequena, mas significativa - deixando de lado seus passa-tempos, famílias e amigos.

Dom Stanisław ressalta que 24 mil voluntários de diversos países estarão formalmente empenhados em vários serviços nesta JMJ.

“Graças a eles, mais de um milhão de jovens virão a Madri em agosto. Para fazer isso, milhares deles trabalharam, trabalham e trabalharão durante a JMJ como voluntários a fim de que estes dias sejam realmente inesquecíveis”, enfatiza a voluntária mexicana.


Um verdadeiro Pentecostes

Cerca de 14 mil sacerdotes que acompanharão seus jovens também estão inscritos, além dos 744 bispos, dos quais 263 “bispos-catequistas”.

Serão 250 pontos para as catequeses que serão pronunciadas em 30 línguas. “Será um verdadeiro Pentecostes! 700 mil cópias do YOUCAT serão distribuídas aos jovens em 6 línguas”, salienta o Dom Stanisław.

Antes de chegar a Madri, os jovens serão recebidos em 68 dioceses espanholas, o que segundo o cardeal, é uma confirmação de que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na experiência da JMJ.

Cardeal Stanislaw destaca também que, em vários países, muitos jovens acompanharão simultaneamente a JMJ por meio de transmissões televisivas ou pela internet, como na Ucrânia, em Madagascar e no Brasil. 

Tv Canção Nova transmitirá todos os momentos com o Papa Bento XVI e durante sua programação entrará com flashs ao vivo de Madri.

“A presença do Santo Padre constitui o fator fundamental de cada JMJ. O Papa chegará em Madri, na quinta-feira, 18 de agosto e às 19h30 (horário local) e haverá logo a festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles”, elucida o cardeal.


Detalhes da programação com o Papa

Na manhã da sexta-feira, 19 de agosto, o programa será na El Escorial, um encontro com jovens religiosos e docentes universitários.

No mesmo dia, haverá o tradicional almoço com representantes dos jovens com o Santo Padre. O dia se concluirá com a participação do Santo Padre na Via Sacra dos jovens pelas estradas de Madri.

Na manhã do sábado, 20 de agosto, o Papa visitará o centro de reconciliação, onde confessará alguns jovens. Depois presidirá a Santa Missa para os seminaristas na Catedral de Madri e às 20h30, no aeroporto de Cuatro Vientos, haverá uma vigília de oração com os jovens.

Já no domingo, 21 de agosto, às 10h, a solene Celebração Eucarística concluirá a JMJ 2011. A jornada de Madri, recorda Dom Stanislaw, acontece pouco tempo depois da beatificação de João Paulo II, fundador das JMJs.

“O Papa Wojtyla retorna assim entre os jovens que tanto amou e que tanto o amaram. Retorna, porém, como Beato Patrono e Protetor. De fato, a Celebração Eucarística de acolhimento dos jovens peregrinos, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal  Antonio María Rouco Varela, na terça-feira, 16 de agosto, na Praça de Cibeles, será dedicada ao novo Beato”, conta Dom Stanislaw.

O presidente do dicastérios para os leigos salienta que cada JMJ é uma experiência extraordinária de uma Igreja amiga dos jovens, uma Igreja que se coloca a serviço das jovens gerações.

“É uma experiência de Igreja mundial – única no seu gênero – que abraça todo o planeta, de uma Igreja jovem, plena de entusiasmo e impulso missionário. É uma epifania da fé cristã que há dimensões realmente planetárias. E os jovens – especialmente na nossa velha Europa, profundamente secularizada e laica – têm uma particular necessidade de tudo isso”, ressalta o cardeal.

Toda JMJ é um semeação evangélica, é um dom a se acolher com gratitude e com vivo sentido de responsabilidade. “Confiamos, de qualquer modo, à intercessão dos santos patronos da JMJ, mas de modo particular, ao Beato João Paulo II, esta semeação, para que possa trazer abundantes frutos na vida de tantos jovens de hoje”, salienta o cardeal.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Programa da viagem de Bento XVI a Madri - JMJ 2011

.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011

.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr



Programa cultural da JMJ de Madri

Dentro do programa cultural da jornada, o Museu do Padro, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, oferecerá aos peregrinos gratuitamente a possibilidade de aproveitar o conteúdo religioso dos artistas Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.

O grupo Calderón de la Barca apresentará na JMJ o auto sacramental "O Ano Santo", mostrando com grande profundidade a luta contra o pecado e a graça dentro do homem.

E a mostra sulamericana intitulada “Paixão pelo homem, de Santo Toribio de Mogrovejo” apresentará um homem servo de todos que demonstra que se pode amar o homem sem limites em nome do desejo de comunicar a verdade.

“Do mesmo modo, do Paraguai, vêm “las Reducciones", uma mostra sobre os povos indígenas convertidos ao cristianismo”, conta a voluntária.

Na JMJ, o cinema terá um destaque especial. Na quarta-feira, 17 de agosto, na  Calle Fuencarral será instalado o “jmj.cine”, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral a ver filmes que contam histórias de cristãos radicais e edificados em Cristo.

“Serão projetados filmes e depois serão realizados encontros e debates com os diretores e profissionais do mundo do cinema. Por fim, haverá um show espetacular apresentando as trilhas sonoras dos filmes acompanhadas pela leitura dos textos de Bento XVI e a estréia mundial de um filme com a presença de seus atores”, explica Elsa.


Extraído do site: cancanova.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jesus é meu Senhor?

Este trecho da Escritura nos lembra a importância do Senhorio de Jesus em nossa vida. Jesus não é apenas o Senhor, mas quer ser o meu Senhor de maneira pessoal. É necessário que cada um se posicione de forma pessoal perante o mistério da pessoa do Senhor Jesus.
Será que Jesus realmente é o meu Senhor absoluto? Ele dirige todos os meus desejos e vontades? Ele governa minha existência e minhas decisões? Ou será que ainda somos escravos de tantas coisas que nos dominam e nos oprimem? É a carne ou o espírito que nos conduz? Não será o prazer, o dinheiro, o poder, a fama, o luxo, a glória que nos conduz?
Na medida em que vamos descobrindo, na nossa vida, o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, se faz necessário, se quisermos atingir a salvação e crescermos espiritualmente, ir permitindo que o Senhor Jesus reine nas mais diversas áreas de nossa vida. Que ele cuide de nossa família, do nosso trabalho, dos nossos sonhos e desejos, das nossas feridas e misérias, dos nossos medos. É preciso ter a coragem de dizer e viver o “eis-me aqui, Senhor, faz a tua vontade na minha vida”. O sentido da vida passa justamente por viver esse abandono nas mãos do Senhor, esse despojamento de tudo.
Feliz o homem que coloca a sua esperança no Senhor e não duvida do seu amor, principalmente nos momentos de tribulação e provação.
Infelizmente, encontramos muitos cristãos apenas de nome. Vão à Igreja, porém não permitem que o Senhor Jesus conduza as suas vidas. Não conseguem entregar, de fato, o comando de sua existência ao seu criador e Senhor, pois, no fundo, não crêem que o Senhor Jesus os ama mais do que eles mesmos.
Muitos cristão ainda são escravos de realidades de que Cristo já os libertou por intermédio de toda a sua obra de redenção; não se permitem serem amados, nem conduzidos. São filhos rebeldes do Altíssimo e perseveram no caminho do antigo Adão. Quantos ainda buscam a felicidade  na bebedeira, na pornografia, na promiscuidade sexual, na mentira e na vaidade. Quantos não têm um namoro santo. Quantos pregam coisas lindas em retiros e não amam a própria família.
Que nós possamos pedir ao Senhor, no início desta Quaresma, a graça de viver aquilo que a música diz:
“Presença forte em mim, eu posso dizer: habitas aqui!
Porque escravo eu fui e hoje eu sou mais livre aos teus pés.
Sentido na vida a minh’alma encontrou, tua mão poderosa veio e me levantou.
Agora eu posso declarar:
Hoje, livre sou!
Tenho sede de tua graça, cada dia mais.
Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás.
Com palavras de amor, te adoro, Senhor!
Hoje, livre sou!
Meu tesouro, minha herança, meu Supremo Bem, nem tribulações nem dor podem nos separar e jamais irão romper o que o amor selou.
Hoje, livre sou!”

Prof. Dr. Joel Gracioso
Fonte: Revista Aliança de Misericórdia

sábado, 18 de junho de 2011

A Festa de Corpus Christi

A Festa de "Corpus Christi" é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A Paróquia Santo Antônio preparou uma programação especial para este dia, com celebrações da Santa Eucaristia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Confira.

PROGRAMAÇÃO 
8h – Celebração da Santa Missa na Igreja Santo Antônio, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento
ADORAÇÃO
Das 9h às 11h: Apostolado da Oração
Das 11h às 12h30: Legião de Maria
Das 12h30 às 14h RCC
Das 14h às 15h: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Das 15h às 16h: terço dos Homens, Grupos da Mãe Rainha e todos os outros grupos
16h: Procissão de Corpus Christi, saindo da Igreja Santo Antônio pelas ruas Manoel Pires de Castro, Rosa Costa, Gonçalves Dias, São Benedito, Bernardo da Silva Lopes, Pedro Spíndola Moreira, saindo na Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Mãe do Salvador, onde será celebrada a Santa Missa na chegada.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pastores ensinam como derrotar o Exú da lama #bizarro

Meus irmãos, veja a que ponto chegaram as coisas. Fala sério. 

Por Clóvis Cabalau

Sai da lama, jacaré!
Veja com são as coisas. Eu nem queria, mas… buscava no Youtube algo que pudesse ilustrar um post que pretendia fazer sobre uma tal “Unção do Esquecimento”, quando, meio sem querer querendo, deparei-me com essa pérola aí do vídeo. Há tempos não via algo tão… faltam-me palavras para descrever:

Pois é, contra o “Exu da Lama”, use “sabonete Gizuiz” ungido em Israel. É tiro e queda. Detalhe: o futuro usuário precisa receber o produto na tal “Sexta-feira Forte”. Fico pensando na pessoa que assistir a esse vídeo no domingo. Vai ter que continuar o resto da semana “no lamaçal”, cheirando a sei lá o quê. Tá ligado?!
Gente, e o gordinho da esquerda. Coitado! A cara dele de assustado é impagável. O reboque do irmão da lama, no final, foi um exemplo poderoso da “unção do guindaste coletivo”. Tá ligado?!
Confesso que fiquei na dúvida se se tatava de um vídeo verdadeiro ou uma paródia das invencionices que temos visto por aí. Fica o registro, para avaliação dos leitores.
***
Extraído do site: www.pulpitocristao.com

Estudante que estava desaparecido é encontrado.



O estudante João Félix Abreu de Sousa Ferreira Veloso, de 26 anos, que estava desaparecido desde a última quarta-feira (8 de junho), foi localizado na cidade de Imperatriz-MA.


domingo, 12 de junho de 2011

20º VINDE A MIM

“Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: ‘Não chores!’” 

Lc 7, 13. 

Um dos maiores e mais antigos eventos da RCC em nossa Arquidiocese é o Vinde a Mim, completa em 2011 duas décadas de existência. Trata-se do Encontro de Pentecostes da Renovação Carismática Católica, criado para que os participantes do movimento e os que se sentirem tocados pelo convite, pudessem viver a graça da Efusão do Espírito Santo, com a proclamação da Palavra de Deus e exercícios dos carismas. 
“É um momento de experiência profunda do Espírito Santo , momento de acolhermos o convite de Cristo quando pede que os ‘cansados e oprimidos pelos fardos do dia-a-dia’ descansem nEle e aceitem sua doutrina (Mt 11, 25). Queremos fazer este convite conhecido para os que precisam!” diz Francisco Camêlo, coordenador diocesano e estadual do movimento.
Em 20 anos são vários os testemunhos de vidas transformadas pela ação do Espírito Santo. Nesse ano, o tema será o mesmo vivido em 2011 pela RCC “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes” Lc 5, 5. E o lema, “Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: ‘Não chores!’” Lc 7, 13. 
Como pregadores, teremos a presença de Carlos César, coordenador estadual da RCC do PI e articulador NE do Ministério da Formação na RCC e irmã Rejane Santos, coordenadora nacional do Ministério das Religiosas e Consagradas da RCC BR. 
Assim como no ano passado o evento terá entrada franca, o que significa que você pode levar toda a família para participar! 
Ajude-nos a divulgar o evento! Preparamos uma série de peças para a internet e para o celular como: papel de parede pra pc, wallpaper (papel de parede para celular), perfil para redes sociais e banner. Você já pode passar o convite adiante! Junte-se a R.C.C – Rede de Comunicadores Carismáticos e ajude a levar muitas pessoas ao encontro dAquele que pode aliviar nossas dores e cansaços e nos restituir a alegria de viver.
Além disso, todos os Grupos de Oração da RCC, estarão divulgando o evento e você, que participa ou mora em um bairro que possui um grupo carismático, pode entrar em contato com a coordenação e com a caravana do Grupo para participar do evento!

O QUE? 20º VINDE A MIMQUANDO? 25 e 26 de junhoONDE? Associação Cristo Rei, Sede da RCC, Praça do Viva Angelim. QUE HORAS? 8h às 18h. QUEM PREGARÁ? Carlos César, coordenador estadual da RCC PI e articulador NE do Ministério da Formação RCCBR e irmã Rejane Santos, coordenadora do Ministério das Religiosas e Consagradas da RCCBR.COMO FAÇO PRA PARTICIPAR?A entrada é franca, basta se agendar para participar.

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Com o tema ‘Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital’, celebra-se domingo, 5 de junho, o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Essa celebração é uma iniciativa da Igreja decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto “Inter Mirifica”, de 1963) e ocorre na maioria dos países no domingo que antecede a solenidade de Pentecostes.

A data não é escolhida sem motivo. Pentecostes é a manifestação da Igreja ao mundo, é a comunicação da salvação de Jesus Cristo a todos os povos reunidos em Jerusalém. Para a Igreja, é o fenômeno oposto ao que aconteceu na Torre de Babel, a falta de comunicação. Desde Paulo VI, a Igreja tem valorizado e incentivado a evangelização pelos meios de comunicação para que a ordem de Jesus Cristo de levar o Evangelho a todos os povos possa acontecer de maneira mais rápida.
De modo especial a informática possibilitou isso pela internet. As distâncias desapareceram para a comunicação e todos podem ser atingidos pelo ensino de Cristo. Sobretudo os jovens são chamados a dar o seu testemunho de fé a outros jovens neste “continente digital”, pois eles conhecem os seus medos e as suas esperanças, os seus entusiasmos e as suas desilusões. O anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento profundo das mesmas para se chegar a uma conveniente utilização. E os jovens as dominam.
As novas tecnologias abriram as portas para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões. É uma nova “arena digital”, o chamado “cyberspace”. Permite conhecer os valores e as tradições alheias. Mas, esses encontros, para serem fecundos, requerem formas honestas e corretas de expressão e uma escuta atenciosa e respeitadora.
É preciso não se deixar enganar por aqueles que apenas procuram consumidores de seus produtos, subvertendo os valores e a própria verdade. Há também o perigo do isolamento de cada um. Alguém já disse que “a internet aproxima os que estão longe, mas distancia os que estão perto”. Embora ela fomente belas amizades à distância, pode também nos separar dos parentes, vizinhos e colegas. A conexão virtual também não pode se tornar obsessiva, isolando a pessoa e cortando a sua interação social real. Isto pode perturbar o repouso, o silêncio e a reflexão necessárias para o bom desenvolvimento humano.
Cada pessoa pode hoje colocar a sua mensagem na rede mundial da internet e é muito difícil haver censura. Isto gera um sério problema para todos: a comunicação pode ser fraudulenta, a mentira pode se propagar, os boatos podem acontecer. Estamos diante de uma “faca de dois gumes”. Estamos diante de uma nova revolução tecnológica que muda a face da terra. E hoje todo esse sistema, como disse Bento XVI, é “parte integrante da vida humana”. O mundo hoje está diante de nossos olhos, é algo fantástico e assustador, que exige dos pais e educadores muita atenção na orientação das crianças e dos jovens.
Bento XVI pede que os sacerdotes e leigos evangelizem pela internet, com “criatividade e consciência”, que se atenham à verdade do Evangelho e à doutrina ensinada pelo Magistério da Igreja. Nenhum católico pode ensinar o que a Igreja não ensina. É preciso investir na formação das pessoas para que tenham capacidade crítica perante a mídia e possam contribuir e transmitir nela uma imagem autêntica da Igreja e não um massacre da mesma.
Os meios de comunicação mostram hoje algo que muito preocupa Bento XVI: a ditadura do relativismo, a intolerância para com os cristãos e o cancelamento do direito à liberdade religiosa em muitos países e até no Ocidente cristão. Sabemos que no século XX o homem tomou as rédeas da História das mãos de Deus, e esta experiência trouxe muito sofrimento no século passado. A internet pode ajudar a reverter isso.
É preciso usar as tecnologias para novas relações, em que se promova uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade. E as vantagens que elas oferecem precisam ser postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está mais necessitado e vulnerável.
Prof. Felipe Aquino
Extraído do site: cancaonova.com